domingo, 21 de novembro de 2010

Autoavaliação

A disciplina Alfabetização de Jovens e Adultos foi de grande importância para meu desenvolvimento cognitivo. Estou cursando esta disciplina pela segunda vez, pois quando tranquei meu curso na Faculdade de Roraima, onde estudava anteriormente, tinha realizado a segunda avaliação, porém não conclui o semestre e perdi a disciplina. De forma que, eu já tinha certa intimidade com esta modalidade de ensino: A EJA. O fato é que as aulas na IESA vieram como forma de reavivar o conhecimento que eu havia adquirido com a disciplina.

Nas aulas, não costumo falar muito (esse é a minha característica), mas isso não significa que eu não participe. Pelo contrário, nestes momentos estou absorvendo ao máximo os conhecimentos intermediados pelo professor.

Saber o quanto a modalidade da EJA é importante para a Educação é um passo significante para que esta continue a se fortalecer e quem sabe, possa se tornar uma prioridade no campo das políticas públicas, pois sabemos que não é. Educar uma pessoa, lhe proporcionar novos caminhos, conhecimento é tão vital que eu poderia comparar com o ato de dar à luz. Metaforicamente falando, “damos à luz” para essas pessoas, quando para elas mostramos o caminho do conhecimento.

As aulas da disciplina de AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos) certamente não teria o mesmo retorno para mim, não fosse o professor. Um conhecedor profundo do assunto, uma pessoa que possui uma intimidade ímpar. Que sequer, eu percebi titubiar diante alguns questionamentos da turma.

Deste modo, unindo o meu conhecimento anterior do tema em questão e revindo todo ele, ficou muito mais fácil assimilar o conteúdo. Realizei muitas pesquisas e li muitos textos, dissertações, monografias de pessoas que também se envolveram com a EJA e isso me trouxe a oportunidade de ficar à frente da turma no sentido de conhecer e poder analisar criticamente ou não as aulas da disciplina.

Tenho algumas ressalvas referentes à metodologia aplicada durante as aulas. Não sei se todos estes feriados nos prejudicou, mas senti falta de um conteúdo mais específico, por exemplo: esta mesma disciplina que cursei anteriormente, tive oportunidade de me aprofundar nos métodos de Alfabetização. Sei que são de grande importância, para nós futuros ou atuais professores. Diante disso, questiono: Como atuar, como aplicar uma metodologia que não conheço a fundo, que não exercitei. Aproveito a oportunidade para deixar a sugestão de que se realize um estágio durante a disciplina com as próximas turmas. Outra situação a que queixo-me foi o tipo de avaliação realizada (Sob consulta). Sei que a maioria das pessoas da turma acham que é a melhor opção, mas para mim não o foi. De forma que, estudei menos do que deveria, me sentindo segura com o fato de ter em mãos o conteúdo para responder às questões, em contrapartida, me senti perdida e percebi naquele momento que não seria uma boa opção a consulta, uma vez que o que assimilei já estava pronto para ser transformado em experiências. Sintetizando, a consulta me atrapalhou muito, fiquei mais ansiosa, levei muito tempo para desenvolver as questões e não as fiz como deveria, não utilizei palavras subjetivas, como costumo fazer. E questiono, como um professor consegue avaliar o conhecimento de pessoas que usam, reproduzem textos de outros autores?

Finalizo agradecendo ao professor pela oportunidade de refletir mais uma vez sobre esse problema que parece não ter solução que é o analfabetismo e agradeço ainda, pela paciência com a turma e comigo, por ter um ritmo menos acelerado e algumas vezes, até preguiça de ler. Espero que a próxima turma de AJA tenha oportunidade de por em prática o conhecimento adquirido através das aulas.

Criei este questionário de autoavaliação para parecer mais justa e para sintetizar tudo o que já foi citado nas linhas acima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário