Na última segunda-feira foram realizadas duas apresentações de trabalhos da disciplina de Alfabetização de Jovens e Adultos da Faculdade Iesa. Os grupos tiveram a liberdade de escolher o tema e ministrar uma aula para o restante da turma, utilizando metodologia e didática própria.
O grupo 1, cujo tema central foi Substantivo, iniciou a aula com uma dinâmica que envolvia músicas. O que mobilizou toda a turma a participar cantando. Em seguida, sem uma explanação muito coerente do assunto, o grupo submeteu a turma a um exercício em que neste, haviam questões sobre substantivo e adjetivo. O grupo não estava em uma sintonia e obteve êxito, pois a maioria da turma dominava o assunto, visto que é assunto de 3º ano do ensino fundamental. Porém, no âmbito geral a apresentação foi interessante, já que todos se envolveram.
O grupo 2 escolheu uma aula de ciências para ministrar e utilizou o tema DNA para envolver toda a turma. A metodologia foi excelente, desde a explanação, até a organização escrita na lousa. Foi realizada pelo grupo uma breve explicacao que contia os seguintes pontos:
* Nosso corpo esta cheio de características genéticas
* O nosso corpo e dotado de proteínas e ácidos = DNA
* O DNA e responsável pelas características genéticas
* Uma criança ao ser fecundada ela carrega características do pai e da mãe
* É formado em pares
* O DNA e importante – ex: o ei Salomão foi tido como o rei mais sábio da terra, um determinado dia surgiu uma questão no palácio – uma pessoa dizia q era mãe e a outra também, foi determinado que dividisse a criança ao meio, então a mulher gritou não matem, entregue para ela.
* Hoje em dia um teste de DNA – é único, são imparem, não existem DNA igual;
* O teste de DNA serve para provar a paternidade através do código genético;
* O material escolhido pode ser fio de cabelo, sangue;
* O DNA esta numa unidade chamada de célula;
* A célula tem a parede e o núcleo;
* No núcleo são contidas as informações;
Dinâmica: através dela se percebe com muita naturalidade as características dadas pelo DNA.
Foi pedido para fazer um desenho, neste teriam que serem desenhados retratos dos avós maternos e paternos e em seguida suas qualidades e defeitos. Logo após foi feito um autorretrato e aplicada qualidades e defeitos.
Perguntas:
Qual personagem da família foi mais fácil para desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou qual foi a mais fácil?
Que características você nota em seus familiares que ainda não possui
Que sentimentos este exercício trouxe a tona?
A análise desse jogo é a valorização que damos à genética.
Para refletir
Suponho que as questões acima foram feitas para a sala e respondidas pelos alunos – respostas subjetivas.
Talvez a exposição da intimidade de algumas pessoas tem o intuito de proporcionar interação da turma.
O fato da dinâmica ter envolvido questões subjetivas e pessoais dos membros da turma, fez desta, não apenas uma simples brincadeira, mas um momento de sensibilidade e reflexão acerca de como é a nossa família, a forma que ela é organizada, se está bem estruturada ou não. Muito interessante, uma dinâmica assim para uma turma de jovens e adultos em processo de alfabetização faz com que o professor ganhe confiança, fazendo destes alunos, excelentes aliados no processo de ensino-aprendizagem.
Excelente apresentação.